Terapia de Reposição Hormonal

Publicado em: 28 de novembro de 2024


A terapia de reposição hormonal visa restaurar os níveis de hormônio no organismo, principalmente durante períodos em que essa média natural sofre grandes variações. Utilizada, principalmente, para aliviar sintomas causados pela queda de hormônios como estrogênio, progesterona e testosterona, essa terapia pode ajudar a melhorar a qualidade de vida de quem a recebe, trazendo uma série de benefícios para a saúde tanto de homens quanto de mulheres.

Para quem sofre com os efeitos de desequilíbrios hormonais – como fadiga, ganho de peso, baixa libido e queda de rendimento físico –, o protocolo Hormonal Balance visa restaurar o equilíbrio e devolver a qualidade de vida e performance.

O Que é a Terapia de Reposição Hormonal?

A terapia de reposição hormonal é um tratamento que consiste na administração de hormônios para equilibrar os níveis naturais que podem diminuir com o passar dos anos. Durante a menopausa nas mulheres e a andropausa nos homens, por exemplo, a produção de hormônios como estrogênio, progesterona e testosterona é reduzida, o que pode gerar diversos sintomas e afetar o bem-estar.

Atualmente, existem diferentes tipos de terapia de reposição hormonal que variam de acordo com a necessidade de cada pessoa, sendo elas:

  • Reposição de estrogênio e progesterona: Muito comum em mulheres na menopausa, é utilizada para amenizar sintomas como ondas de calor, ressecamento vaginal e alterações de humor;
  • Reposição de testosterona: Mais comum entre homens na andropausa, ajuda a melhorar a energia, a libido e a massa muscular;
  • Reposição combinada: Pode incluir diferentes hormônios conforme os sintomas e o quadro clínico de cada pessoal.

Como Funciona a Terapia de Reposição Hormonal

O tratamento começa com uma avaliação detalhada, que inclui exames de sangue e histórico clínico para determinar os níveis hormonais do paciente. Só a partir desses resultados o médico responsável define a dosagem e a combinação de hormônios necessários, além da forma de administração que pode ser:

  • Via Oral;
  • Injetável;
  • Transdérmica;
  • Implantes Subcutâneos.

Cada método possui suas vantagens e é indicado conforme a conveniência e a resposta de cada paciente ao tratamento.

A Importância da Terapia de Reposição Hormonal

A terapia de reposição hormonal desempenha um papel importante tanto na melhora dos sintomas imediatos, causados pela baixa produção dos hormônios, quanto na proteção da saúde a longo prazo, prevenindo o surgimento de diversas condições relacionadas ao envelhecimento hormonal como doenças cardiovasculares e osteoporose.

Para as mulheres, alguns dos benefícios de se fazer uma reposição hormonal são:

  • Alívio dos sintomas da menopausa: como ondas de calor, suores noturnos e insônia;
  • Melhora do humor e da saúde mental: equilíbrio hormonal pode reduzir o risco de depressão e ansiedade;
  • Prevenção de osteoporose: a TRH ajuda a proteger a saúde óssea, prevenindo fraturas.

Já para os homens, os benefícios da terapia de reposição hormonal podem incluir:

  • Aumentar a energia e a disposição: combatendo o cansaço excessivo e a fadiga;
  • Melhorar a libido e a função sexual: restaurando a qualidade da vida íntima;
  • Auxiliar no ganho de massa muscular: ajudando no controle de peso e na composição corporal.

Quem Pode Fazer a Terapia de Reposição Hormonal

Como dito anteriormente, essa terapia é indicada, principalmente, para pessoas que estão passando por sintomas intensos e incômodos relacionados à queda hormonal. No entanto, a decisão de iniciar a terapia deve ser feita após uma avaliação criteriosa e em conjunto com um médico, pois nem todos os pacientes são indicados para o tratamento.

A seguir, confira quem pode se beneficiar dessa prática terapêutica:

  • Pessoas com deficiências hormonais específicas: algumas condições médicas podem levar a uma queda dos níveis hormonais antes da idade habitual, o que torna a reposição hormonal necessária para restabelecer o bem-estar;
  • Mulheres na menopausa: especialmente aquelas que apresentam sintomas intensos e desconfortáveis, como ondas de calor, suores noturnos e irritabilidade;
  • Homens com níveis baixos de testosterona: que apresentam sintomas como baixa energia, perda de libido, diminuição da massa muscular e mudanças de humor.

É válido esclarecer que esse tipo de terapia não é indicado para pessoas com histórico de certos tipos de câncer, como de mama ou próstata, doenças cardiovasculares graves e problemas de coagulação.

Na Feel Better, o processo da terapia de reposição hormonal engloba uma avaliação completa para personalizar a abordagem de acordo com cada organismo. Além disso, dispomos de um suporte nutricional que auxilia na suplementação específica para saúde hormonal e metabolismo, potencializando os efeitos da terapia.

Mais informações sobre este assunto na Internet:

Categorias