Endometriose Profunda

Publicado em: 12 de dezembro de 2024


A endometriose profunda é uma condição ginecológica crônica capaz de causar sintomas, muitas vezes, debilitantes, como dor intensa, sangramento anormal e infertilidade, impactando significativamente na qualidade de vida das mulheres.

O protocolo EndoCare, oferecido pela Feel Better, proporciona uma abordagem completa para diagnóstico, tratamento e cirurgia da endometriose, com foco em resultados duradouros e melhora significativa dos sintomas.

O Que é Endometriose Profunda?

A endometriose é uma condição que ocorre quando o tecido semelhante ao revestimento interno do útero (endométrio) cresce no seu exterior, invadindo órgãos mais profundos, como intestino, bexiga e ovários.

Essa doença pode ser classificada em diferentes tipos, que variam de acordo com a extensão e localização do tecido endometrial. A chamada endometriose profunda é a forma mais severa da condição e caracteriza-se pela presença de lesões que penetram mais de 5 mm abaixo da superfície dos órgãos afetados. Essas lesões podem causar:

  • Dor pélvica intensa: ocorre, principalmente, durante o período menstrual, as relações sexuais, a evacuação e micção;
  • Sangramentos anormais: presença de ciclos menstruais mais prolongados e irregulares;
  • Infertilidade: dificuldade de engravidar devido às lesões que a endometriose pode causar.

Além do impacto físico, a endometriose profunda igualmente pode comprometer a saúde emocional da mulher, causando, em alguns casos, quadros de ansiedade e depressão.

A Importância de Diagnosticar e Tratar a Endometriose Profunda

O diagnóstico de endometriose profunda é complexo e, geralmente, começa com uma avaliação clínica detalhada que pode incluir o histórico de sintomas. Após a análise, exames complementares são essenciais para confirmar, ou descartar, a condição, sendo os mais comuns:

  • Ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal;
  • Ressonância magnética;
  • Laparoscopia diagnóstica.

Com os resultados em mãos, o médico responsável pelo seu caso pode indicar o melhor tipo de tratamento, já que cada caso é individualizado e depende de fatores como a gravidade dos sintomas, o desejo de preservar a fertilidade e a extensão das lesões. Essas abordagens podem ser divididas entre um tratamento clínico, complementar ou cirúrgico, confira:

Tratamento Clínico da Endometriose

Esse tipo de tratamento é, geralmente, indicado para mulheres que desejam aliviar os sintomas da endometriose e não apresentam nenhum tipo de complicação grave ou não desejam engravidar no momento. Entre as opções de tratamento clínico podemos citar:

  • Terapia hormonal – pílulas anticoncepcionais combinadas ou de uso contínuo, progestágenos (como o dienogeste) para reduzir o crescimento das lesões e dispositivos intrauterinos hormonais (DIU), que diminuem o sangramento e a dor;
  • Análogos de GnRH – medicamentos que induzem uma menopausa temporária, reduzindo os níveis de estrogênio e o crescimento das lesões. São indicados para casos mais graves;
  • Analgesia e anti-inflamatórios – usados para controle da dor, complementando o tratamento hormonal.

Tratamento Cirúrgico

Já o tratamento cirúrgico tem recomendação em casos de sintomas severos, falha no tratamento clínico ou comprometimento de órgãos importantes. Os objetivos da cirurgia são remover as lesões endometrióticas e restaurar a anatomia pélvica, preservando, sempre que possível, a fertilidade da mulher. Alguns tipos de procedimentos cirúrgicos para a endometriose são:

  • Laparoscopia cirúrgica – é o padrão-ouro no tratamento de endometriose profunda por ser uma técnica minimamente invasiva e permite a remoção precisa das lesões e cicatrizes, com menor tempo de recuperação;
  • Cirurgia robótica – oferece maior precisão para casos complexos, especialmente quando as lesões estão localizadas em órgãos como o intestino ou a bexiga;
  • Cirurgia radical – em casos muito avançados de endometriose pode ser necessário remover órgãos afetados, como parte do intestino, para aliviar os sintomas e evitar complicações graves.

Terapias Complementares e Fertilidade

Além das abordagens clínicas e cirúrgicas, terapias complementares podem ser integradas ao plano de tratamento para melhorar a qualidade de vida da mulher, como, por exemplo:

  • Fisioterapia pélvica: alivia a dor e melhora a funcionalidade dos músculos pélvicos;
  • Psicoterapia: ajuda a lidar com os impactos emocionais da doença;
  • Nutrição personalizada: pode ajudar a controlar a inflamação e reduzir os sintomas com uma dieta rica em alimentos anti-inflamatórios.

Para mulheres com endometriose profunda que desejam engravidar, o tratamento pode incluir estratégias específicas para preservar ou restaurar a fertilidade:

  • Indução da ovulação e inseminação artificial: indicadas para casos de leves a moderados;
  • Fertilização in vitro (FIV): é uma opção para casos mais graves, especialmente após cirurgia para remoção das lesões.

É importante destacar que a preservação da fertilidade, como o congelamento de óvulos, pode ser considerada antes de tratamentos que possam impactar a função reprodutiva.

Benefícios do Tratamento da Endometriose Profunda

O tratamento da endometriose profunda pode oferecer à mulher uma série de benefícios capazes de mudar sua qualidade de vida por completo. Esses benefícios incluem:

  • Alívio da dor: melhorando a qualidade de vida e permitindo a retomada das atividades diárias;
  • Preservação da fertilidade: para mulheres que desejam engravidar no futuro;
  • Redução de complicações: como obstruções intestinais ou urinárias causadas pela progressão da doença;
  • Melhora na saúde emocional: com a redução dos sintomas físicos, as pacientes também relatam maior bem-estar mental.

Quando Procurar um Especialista em Ginecologia?

Muitas mulheres convivem com a dor e outros sintomas da endometriose profunda por anos antes de buscar ajuda, por isso, é fundamental consultar um ginecologista especializado se você apresentar quadros de dores pélvicas intensas e impossibilitantes, dificuldade para engravidar, sangramento menstrual anormal e dores ao fazer suas necessidades fisiológicas.

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado fazem toda a diferença na eficácia do manejo da endometriose profunda. Pensando nisso, a Feel Better implementou em sua clínica o EndoCare, que conta com uma avaliação especializada de nossos profissionais altamente capacitados. Para mais informações, entre em contato conosco.

Mais informações sobre este assunto na Internet:

Categorias